A HISTORIA DO PROFETA SAMUEL O ÚLTIMO DOS JUÍZES E PRIMEIRO DOS PROFETAS

A HISTORIA DO PROFETA SAMUEL O ÚLTIMO DOS JUÍZES E PRIMEIRO DOS PROFETAS

Conheça a história do homem que teve três ministérios na bíblia, Samuel foi Profeta, Sacerdote e Juiz, mas além disso ainda foi professor! Confira!

Naquela época, vivia em Ramathaim-Zophim do Monte Ephraim um homem chamado Elkanah, da tribo de Levi , que ajudou muito a chamar a atenção dos judeus para seu centro espiritual. Conforme prescrito na Torá , ele fez uma peregrinação a Shiloh durante cada uma das três temporadas de festivais anuais.

Junto com ele, sua família passou o feriado em um ambiente religioso em Shiloh. Quando o povo viu a caravana de Elcana caminhando para Siló, muitos se juntaram a ele. Um vínculo mais estreito, assim, desenvolvido entre Israel e seu Centro Religioso, graças à influência de Elkanah.

Das duas esposas de Elkanah, Hannah não tinha filhos. Silenciosamente, ela sofreu muitas humilhações nas mãos da mais afortunada Peninnah, que teve filhos. Uma vez, enquanto em Shiloh, Hannah jurou que se ela tivesse um filho, ela consagraria toda a sua vida a D’us . Naquele ano, sua oração foi ouvida. Um filho nasceu a quem ela chamou de Samuel.

A alegria de Hannah não tinha limites. Nos primeiros anos, Hannah o manteve em casa. Então, fiel à sua promessa, ela o levou para Shiloh, onde o entregou a Eli. De vez em quando, ela vinha visitar o filho. Sob a orientação de Eli, Samuel cresceu em um ambiente totalmente religioso e logo se mostrou um aluno apto.

Samuel recebeu sua primeira revelação divina quando ainda era muito jovem. Uma noite, quando ele se deitou para descansar no Tabernáculo em Shiloh, ele ouviu uma voz chamando seu nome. Ele deu um pulo e correu até o idoso Eli, pensando que o havia chamado. Mas Eli disse-lhe para voltar, pois não o tinha chamado. Isso foi repetido três vezes, e então Eli percebeu que era uma convocação divina. Ele então disse ao rapaz que quando ele ouvisse a voz novamente, ele deveria responder, ‘Fale, ó Senhor, para o Teu servo ouve.’

A mensagem que Samuel recebeu foi muito triste; ‘Eis que farei uma coisa em Israel, que estremecerá ambos os ouvidos de todo aquele que a ouvir. Naquele dia farei contra Eli todas as coisas que falei a respeito de sua casa … Castigarei sua casa para sempre, pela ofensa de que soube que seus filhos se fizeram malditos e não os reprimiram … a iniqüidade da casa de Eli não será purificada com sacrifício nem oferta para sempre. ‘ Relutantemente, Samuel relatou a mensagem Divina a Eli, e o velho respondeu humildemente: ‘É o Senhor, deixe-O fazer o que lhe parecer bem.’

Samuel cresceu cheio de fé e coragem, fortalecido pelo espírito que D’us lhe concedeu. O povo reconheceu nele um futuro líder. Eli também não tinha dúvidas de que seus próprios dois filhos não eram dignos de sucedê-lo na continuação da tradição. Eli estava velho e não podia exercer nenhuma influência sobre eles. Ele sabia que seu sucessor seria Samuel.

 

✅ Curso de Bacharel Em Teologia Sem Mensalidade
http://bit.ly/bacharelemteologia0053

✅ Curso De Teologia 2 em 1 Basico e Médio Sem Mensalidade
http://bit.ly/2WxBcEe

✅ Melhor Curso De Escatologia (Curso Daniel E Apocalipse)
https://bit.ly/3pbtHP9

✅ Melhor Curso De Hebraico Bíblico Do Brasil
http://bit.ly/3iFgj3q

✅ Curso De Pregadores
http://bit.ly/pregadoresdesucesso2021

 

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags: | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.