quem foi o profeta elias

quem foi o profeta elias

quem foi o profeta élias na bíblia

Nós temos feito aqui vários estudos sobre o hebraico bíblico e a cultura judaica. Eu espero mesmo que estes estudos estejam agregando algo em sua vida. Mas, sabia que você pode aprender hebraico bíblico e cultura judaica direto da sua casa?….clique aqui para saber mais….

O profeta Elias foi um dos homens mais conhecido das escrituras, citado muitas vezes no Antigo Testamento quanto no Novo. A história do profeta Elias possui uma importância muito grande na bíblia. Neste estudo, conheceremos tudo o que a Bíblia fala acerca de quem foi Elias.

A História do Profeta Elias

O profeta Elias viveu no século 9 antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte. em sua época o povo de Israel havia se divido em dois reinos. Judá era o reino do sul com capital em Jerusalém, e Israel era o reino do norte com capital em Samaria,registrado nos livros de 1 e 2 Reis (1 Reis 17-2 Reis 2). das sagradas escrituras e o profeta teria vivido por volta do ano 850 antes de cristo durante os reinados de acabe e acazias no reino do norte.

O ministério do Profeta Elias

O ministério do profeta Elias está registrado nos livros de 1 e 2 Reis (1 Reis 17-2 Reis 2). Seu ministério , e termina com a descrição de sua subida ao céu este agradou tanto o coração do criador que deus não o permitiu que morresse e sim levado vivo aos céus élias foi um dos mais importantes profetas relatados na bíblia sagrada e sua vida é sem dúvida uma referência de fé inabalável

Na época de Elias, o reino do norte havia obtido sua melhor prosperidade econômica desde que havia acontecido a separação do reino após a morte de Salomão,e a história conta que o ministério profético de élias havia se dado em uma época muito difícil da história do povo de israel devido a idolatria e o paganismo, rumo que a nação teria levado diante de Deus adorando a outros deuses.

os acontecimentos mais importantes da vida do profeta élias foi esses

  • 1. O aviso acerca da seca eminente e seu isolamento;
  • 2.A luta no Monte Carmelo onde enfrentou os profetas de Baal;
  • 3.A fuga para Horebe;
  • 4.O episódio envolvendo Nabote;
  • 5.A profecia acerca de Acazias;
  • 6.Sua translação ao céu.

vamos conhece os fatos mais importantes de cada um destes seis episódios que marcaram a vida do profeta Elias.

Elias profetiza uma grande seca

Em 1 Reis 17, temos o registro, e a história conta que elias foi até o rei acabe e proferiu a seguinte mensagem vive o senhor deus de israel perante cuja face estou que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá senão segundo a minha palavra e por conta dos atos de idolatria de israel uma grande seca se estabeleceu sobre a nação depois dessa profecia, Elias recebeu conselhos divinos para que fosse para o oriente, escondese-se junto ao ribeiro de Querite. Nesse lugar, Elias foi alimentado milagrosamente. A água vinha do próprio ribeiro, e o pão e carne eram trazidos por corvos (1 Reis 17:2-6).

A viúva de Sarepta

Após o ribeiro secar por conta da severa seca, Elias foi instruído a ir até Sarepta, que é de Sidom. Lá ele seria sustentado por uma viúva (1 Reis 17:9). élias então foi instruído por deus, a visitar a casa de uma viúva na cidade de sarepta que se localizava nas terras sidom e a história conta que quando élias chegou,

a casa da viúva logo se deparou com o local de grande pobreza,  (1 Reis 17:10-12). a viúva catava lenha e quando o profeta a viu e pediu que eu desse um pouco de água logo que ela vinha trazendo ele também lhe pede um bocado de pão, porém a viúva respondeu juro pelo seu deus vivo o senhor que não tem uma pão só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite no jarro estou aqui catando uns dois pedaços de lenha para
cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho vamos comer e depois
morreremos de fome,

milagrosamente Deus multiplicou a de farinha e azeite da viúva até que a chuva voltasse a cair na a terra (1 Reis 17:14). Ainda neste capítulo, temos o as evidencias da enfermidade que feriu o filho da viúva e o acabou matando.

A viuvá quando ver élias fala “Que tenho eu contigo, homem de Deus?“, demonstrando que ela pensou que a visita do profeta Elias, havia atraído a atenção de Deus para os seus pecados (1 Reis 17:18).

Aquele dia serviria como uma grande prova de que Elias era profeta de Deus. Elias orou a Deus e o filho da viúva foi curado e voltou à vida novamente (1 Reis 17:19-22).

Elias e os profetas de Baal no Monte Carmelo

no período da seca profetizada por Elias, a fome foi grande em Samaria. Nesse tempo Jezabel mandou matar todos os profetas do Senhor. mais havia um homem por nome Obadias, oficial de Acabe, que conseguiu esconder um pouco dos profetas. Obadias foi também o responsável em intermediar um encontro entre Elias e Acabe.

Acabe acusava Elias da miséria em Israel, mas élias deixou claro que ele e sua família é que eram os verdadeiros culpados. todos Eles tinha pecado contra Deus,com o pecado da idolatria (1 Reis 18:17,18).Elias chamou todo Israel a ir no Monte Carmelo. Naquele local desafiaria os profetas de Baal cuidados por Jezabel.

élias programa um grande desafio, (1 Reis 18:17,18) este tinha como objetivo provar qual seria o verdadeiro deus o senhor que criou os céus e terra ou os falsos deuses tais como baal e o moloque élias havia desafiado todos os Os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá foram até o monte. subiram ao Monte Carmelo.


e a história conta que o profeta élias e toda a nação de israel subiram ao monte carmelo chegando lá dos sacrifícios foram postos e apresentado pelos pagãos e outro pelo profeta élias porém o desafio era que ninguém deveria queimar o sacrifício pois o fogo tinha que surgir de uma forma sobrenatural pelo Deus verdadeiro quando o seu nome fosse invocado.


e a história conta que os falsos profetas invocaram baal desde o período
da manhã até o meio-dia estes gritavam dançável porém Baal não respondia com isto lá pelo meio-dia o profeta élias começa a caçoar deles dizendo orem mais,alto talvez o seu deus esteja dormindo o algo do tipo então os profetas de baal começaram a se autoflagelar porém nada,

o conserto do alta do senhor

então o profeta élias reuniu o povo que ali estava e consertando o altar do senhor que estava derrubado élias ainda pede que derrame águas sobre o local deixando-o totalmente encharcado e com isto élias clama ao senhor e
rapidamente deus responde com grandes labaredas de fogo.

que imediatamente e consumido todo o holocausto com isto todo o povo de israel reconheceu quem de fato era o verdadeiro Deus e logo todos os
profetas de baal foram mortos e uma grande chuva caiu sobre a nação agora acaba o tempo de seca como Elias tinha falado (1 Reis 18:40,41).

também agora as escrituras testemunham mais uma vez o poder de Deus na vida do profeta Elias. Ele foi correndo à frente da carruagem do Rei Acabe por todo o percusso até Jezreel. Isto era uma distância de 30 a 35 quilômetros do lugar onde estavam.

A fuga de elias para Horebe

depois foi ameaçado por Jezabel, o profeta Elias fugiu em para o sul. Esse foi um momento de grande ifotunio e desanimo na vida do profeta. pois, ele chegou a pedi a morte (1 Reis 19:1-4). mais, ele foi milagrosamente alimentado com pão e água e mandado a seguir para a Horebe, o monte de Deus. o percusso durou quarenta dias e quarenta noites, e o profeta élias foi alimentado pela refeição que havia comido.

aquele monte Horebe foi o lugar aonde Deus fez uma aliança com Moisés Isto indica que a volta de um profeta leal a Deus àquele local era muito importante. No Monte Horebe Deus deu uma nova visão e novas instruções a Elias. Ali ele recebeu três ordens.

  1. ngir Hazael como rei da Síria;
  2. Ungir Jeú como rei de Israel;
  3. Ungir Eliseu como seu sucessor.

O profeta Elias e a vinha de Nabote

Em 1 Reis 21, nos vemos uma grande disputa entre o Profeta Elias e Jezabel da família real eles haviam conspirado para a morte de Nabote que não queria vende sua vinha. Além disso, eles tinham ignorado o direito à herança da terra que era garantida a na nação de Israel.

O Profeta Elias profetizou o grande juízo de Deus sobre Acabe e Jezabel, dando a eles todos os detalhes como eles iriam morre avisando que toda sua casa seria aniquilada, Acabe se arrependeu,Deus adiou por uma geração a destruição do seu reinado, mas o rei Acabe e Jezabel tiveram mortes horríveis como o profeta profetizou (1 Reis 22:37,38; 2 Reis 9:10,34-37).

A profecia de élias contra Acazias

Acazias subiu como rei de Israel, no lugar de a Acabe, seu pai (1 Reis 22:52). Em uma ocasião, aconteceu que Acazias teve um acidente que le deixa aleijado. rapidamente ele tentou buscar cura no deus pagão, chamado de Baal-Zebude, que tem significado “Senhor das Moscas”.

Acazias queria muito saber se ficaria bom de seu acidente. Mas Elias parou os mensageiros de Acazias,e falou para que todos voltassem ao rei para avisá-lo que ele havia desfeito do Deus de Israel e que certamente viria a morre.

a Revoltado,do rei Acazias 

Revoltado, o rei Acazias ordenou que Elias fosse preso. Ele mandou um capitão mais cinquenta soldados para apanha Elias que tava no cume do monte. mais todos eles acabaram consumidos pelo fogo que desceu do céu O profeta Elias foi então à presença do rei para fala pessoalmente a sua profecia. Assim como Elias havia falado, o rei Acazias não ficou bom e morreu (2 Reis 1).

Veja também:

Elias é levado ao céu

O fim do ministério do profeta Elias foi registrado em 2 Reis 2. Eliseu, e al outros profetas, perceberam que o ministério do profeta Elias estava se acabando, e que ele os deixaria. Por muitas vezes Elias tentou se distanciar, mas Eliseu insistiu em acompanhá-lo É importante lembramos que Eliseu já tinha sido preparado para suceder o profeta Elias (1Reis 19:16,19-21). Elias e Eliseu foram em vários lugares os dois juntos.

Depois daquele milagre feito no rio Jordão o qual foi suas águas divididas, Eliseu pediu a Deus uma porção dobrada do espírito de élias seu mento,,,, era direito de primogenitura praticado naquela época pelas famílias Em Israel, o filho primogênito recebia a porção dobrada da herança da família. Além disto, ele tinha o direito de ocupa o lugar do patriarca da casa (Gênesis 25:31; Deuteronômio 21:17).noutras palavras, Eliseu estava desejando se tornar o principal profeta a ocupa o lugar de Elias.

Eliseu fez um pedido muito ousado. Elias lhe disse não cabe a eu, e sim a Deus, decidir seu pedido,o texto bíblico nos informa que esse pedido foi garantido, a Eliseu e depois de Deus concede o seu pedido ascendeu ao céu um rodamoinho e um “carro de fogo com cavalos de fogo” (2 Reis 2:11).de forma repentina num dado momento um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro e num relance élias foi levado ao céu

o profeta Elias no Antigo Testamento

Além dos livros de 1 e 2 Reis onde sua história está registrada, o profeta Elias aparece em outras duas passagens bíblicas no Antigo Testamento. Em 2 Crônicas 21:12-15 vemos no texto que o profeta Elias mandou uma carta ao rei de Judá, Jeorão. e bom lembrar que o ministério de Elias foi principalmente no reino do norte.

Há também uma passagem no livro de Malaquias 4:5. O profeta é descrito como precursor do “grande e terrível Dia do Senhor“. Alguns acreditam que esta profecia liga Elias as duas testemunhas do Apocalipse. mais, o próprio Jesus falou que se trata de uma referência ao ministério de João Batista (cf. Mateus 17:10-13; Marcos 9:11-13; Lucas 1:13,17). creio que a última interpretação é a mais coerente com a bíblia.

conclusão

a fé em deus do profeta élias agradou tanto o coração do criador que Deus não o permitiu que morresse e sim levado vivo aos céus élias foi um dos mais importantes profetas relatados na bíblia sagrada,

as sagradas, escrituras não revela nada sobre a vida pessoal e familiar de élias a única

coisa que sabemos é que ele era um grande profeta de Deus.

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: quem foi o profeta élias 

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.