quem foi Mefibosete

quem foi Mefibosete

Quem foi Mefibosete?

Mefibosete era filho de Jonatas e neto do Rei Saul e seu nome na tradução hebraica, significa: “da boca da vergonha”, entretanto não há uma tradução exata quanto ao seu significado Em algumas versões bíblicas, aparece como Mifiboset ou Meribaal, também se traduzindo em “vergonha”. Sua história é marcada por perdas, tragédias, e muitos descontentamentos.

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. 2 Samuel 9:7 Naquela época, nos costumes das dinastias do Oriente Antigo, era comum que um Rei ao assumir o trono, destruísse a casa do rei anterior, principalmente, se aquele rei.

anterior fosse seu inimigo, se esperando então, que Davi ao assumir o trono, fosse destruir toda casa de Saul.Mas Davi tinha feito amizade com Jonatas, filho de Saul, seu inimigo, quando ainda morava perto do rei E então, antes de Davi assumir o trono, em conversa no campo com Jônatas, os dois fizeram uma aliança, em que Jônatas dizia saber que iria morrer, assim como seu pai, não pedindo pela sua vida mas sim, pela vida dos seus descendentes.

o pacto de janotas e Davi

Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que se houver coisa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fizer saber;


O Senhor faça assim com Jônatas outro tanto; que se aprouver a meu pai fazer-te mal, também te farei saber, e te deixarei partir, e irás em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.
E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra? Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi. 1 Samuel 20:11-15

Segundo 1 Samuel 4:4, quando Davi assumiu o trono, Mefibosete, filho de Jonatas, tinha apenas 5 anos Então, com o advento da dinastia de Davi, e na pressa de fugir, pois, pensava que ele mataria Mefibosete, sua ama decidiu leva-lopara outro lugar, mas, ela acabou deixando a criança cair de seus braços, fazendo com que ele ficasse aleijado dos dois pés.

Mefibosete foi para uma terra longínqua, chamada Lo- Debar que ficava em Gileade,ao leste do Rio Jordão, que na tradução hebraica indica negação e pastagem, sendo então, um lugar árido e para onde os servos devedores ou fugitivos costumavam ir Em Lo-Debar, Maquir, filho de Amiel, se encarregou de cuidar de Mefibosete, segundo 2 Samuel 9:4.

Então, na cidade deLo-Debar, Mefibosete cresce e se torna um homem, assim como Davi, que durante esses anos, assume uma liderança pautada em estar presente em muitas guerras.

O encontro de Davi e Mefibosete

Durante muitos anos, Davi não se recordava da aliança feita com Jonatas, mas certo dia, Davi se lembra da amizade entre os dois e pergunta se ainda havia restado alguém da casa de Saul por quem ele poderia mostrar lealdade em honra a essa amizade.

Então Ziba, servo da casa de Saul, conta ao rei sobre Mefibosete e Davi mandam o buscar imediatamente E disse-lhe Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa. 2 Samuel 9:7

Quando Davi se encontra com Mefibosete, este lhe diz que não passa de um cão morto, auto depreciando, afirmando então, que não era merecedor de nada daquilo proposto pelo rei As circunstâncias e os sofrimentos da vida fazem com que muitas pessoas passem a entender que não são merecedoras das bênçãos de Deus, e, muitas vezes de que sua vida é um erro, passando a se desqualificarem, se acharem um verdadeiro cão morto, que era uma expressão usada para escarnio e desprezo em Israel.

Davi entregou ao filho de Jonatas todas as propriedades de Saul, e permitiu que ele se sentasse todos os dias a mesa do rei, ordenando também que Ziba a partir daquele momento, se tornasse o seu servo Durante o jantar, Davi deu ordem aos seus filhos e toda sua família que não comessem, pois, ele teria um convidado, e, entrava na sala Mefibosete um homem para a surpresa de todos, aleijado e com todas as características de alguém que naquela época, deveria ser repudiado.

Apesar disso, quando aquele homem se senta na mesa real e se junta aos filhos de Davi, todas os olhares sobre ele mudam, porque a toalha da graça cobre os defeitos de Mefibosete, demonstrando que a morte de Jonatas, trouxe vida para seu descendente.

O Caráter de Mefibosete

Durante a revolta de Absalão, Davi havia fugido com seus familiares para se proteger dos seus inimigos, e Ziba foi ao seu encontro levando todas as provisões necessárias aproveitando-se da situação para acusar falsamente Mefibosete sobre querer se apossar do trono de Davi.

A princípio, por Mefibosete não ter ido ao encontro de Davi, o rei acreditou em Ziba, dando a ele tudo que pertencia a Mefibosete, mas, quando retornou a Absalão, teve um encontro com ele, que foi imediatamente questionado sobre o porquê não partiu com Davi e sobre o que Ziba tinha lhe dito.

Mefibosete então relatou ao rei, sobre a traição de Ziba,contando ainda que havia pedido que Ziba selasse um jumento para que ele pudesse viajar ao encontro de Davi, porém Ziba o deixou para trás, arquitetando assim, sua traição. Mefibosete ainda disse, que durante a ausência de Davi, lamentou por ele, não lavando seus pés, nem suas roupas, tampouco aparou a barba, como forma de provar sua lealdade ao rei, como era costume na época.

Diante disso, Davi acreditou no filho de Jonatas,mas ainda assim propôs que os bens herdados por Mefibosete fossem divididos entre ele e Ziba, entretanto, Mefibosete abriu mão de toda herança, deixando tudo para Ziba, segundo 2 Samuel 19:30. Nessa passagem, podemos ver claramente a grandeza do caráter de Mefibosete.

Os relatos bíblicos sobre Mefibosete terminam durante a batalha em que os membros da casa de Saul são executados pelos gibeonitas, como está descrito em 2 Samuel 19:24. Naquela ocasião Davi poupou Mefibosete de ser morto juntamente com sete outros familiares de Saul, incluindo seu tio que também se chamava Mefibosete.

Quais as lições que podemos aprender com Mefibosete?

1: Gratidão Mesmo em meio a tantas situações ruins que lhe aconteceram durante sua vida,Mefibosete era grato a Deus pelas bênçãos que recebeu e sua gratidão se mostrou presente, quando cedeu toda sua herança para Ziba, sabendo que Deus lhe daria o sustento!

2: Humildade Mefibosete não se achava superior por ser neto de Saul nem procurou se exaltar acima de outras pessoas, tentando ser rei, aceitando seu lugar como convidado de Davi.

3: Não se domine pelo medo A alegria de Mefibosete não dependia da quantidade de seus bens e nem de momentos alegres, ele se alegrava por ser quem era, e, quando precisou agir e impor seu caráter, assim o fez, sem medo do que Davi fosse pensar Não se permita dominar pelo medo, seja quem Deus te fez para ser!

4: Do deserto a mesa do Rei Não importa onde estamos hoje, mas, sim onde Deus quer nos colocar, ainda que por ora, não saibamos onde é esse lugar. Mefibosete viveu por anos no deserto, e terminou assentado na mesa do rei.

5: Esqueça o passado Tudo o que Mefibosete viveu em Lo-Debar já não o pertencia mais, havia ficado no passado, por mais doloroso que fosse. Ele foi de Lo-Debar para Jerusalém, mas, existem pessoas que insistem em voltar a Lo-Debar, retornando para as inseguranças que ficaram ao longo do caminho! Mas esqueça o passado e desfrute da nova vida!

6: As Promessas de Deus se cumprem

Não importa o tempo que se passe, as promessas de Deus irão se cumprir nas nossas vidas, assim como se cumpriu para Mefibosete. Ele cresceu no deserto de Lo-Debar, e anos mais tarde, no tempo de Deus, Davi se lembrou da aliança feita com Jonatas durante a batalha, em cuidar dos seus descendentes.

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? (IISm 9.3) E enquanto o servo Ziba, tenta se apossar das terras do príncipe, Davi decide por honrar Mefibosete, fazendo com que as palavras do Senhor para a vida do teu filho se cumprisse!

Apenas os considerados nobres, se assentam a mesa do rei e desfrutam da sua intimidade, as deficiências de Mefibosete não o impediram de ser tratado como um nobre, comendo e bebendo do melhor. Além disso, mesmo o homem aleijado ou doente, passa como saudável, quando está assentado a mesa do rei, pois, o sangue de Jesus nos cobra e nos livra de nossas deformidades, reinstituindo-nos, assim como fez com Mefibosete.

Sendo assim, aprendemos que não importa o olhar dos outros sobre nós, mas, sim o olhar de Deus sobre nós, e a história que Ele escreveu sobre a nossa vida!


avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.