Quem foi jó

Quem foi  jó

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas… clique aqui para saber mais….

QUEM FOI JÓ 

Jó: Significa “hostilizado”, “perseguido” ou possivelmente “homem voltado para Deus”. Jó é um nome com origem no hebraico ‘Iyyov

O versículo 1 nos apresenta ao homem Jó e ao seu caráter. Ele era “íntegro e reto, temente a Deus, e afastava-se do mal”. Se o sofrimento é concebido como um castigo para o mal, Jó não era um candidato

  • Sei o quanto é difícil ser um pregador iniciante… Ler a Bíblia, orar, estudar, fazer muitas anotações em rascunho e, mesmo assim, não conseguir elaborar um bom sermão ou apresentar uma mensagem realmente eficaz e envolvente. Eu também passei por isso e já vou lhe contar como venci minhas dificuldades CLIQUE AQUI

A PROSPERIDADE DE JÓ

Toda a prosperidade de Jó se foi em uma única tarde. Mas, o que está acontecendo aqui? Para ver o que está acontecendo, temos de olhar para fora do mundo. Este mundo sozinho nunca responde

às grandes questões da vida. A resposta se encontra no céu. Assim, o escritor nos dá um vislumbre do céu para entender melhor o que está acontecendo na Terra.

Deus ficou muito orgulhoso de Jó.

Deus escolhe obter uma vitória sobre Satanás para a sua própria glória. Um teste vai mostrar que no coração de Jó o próprio Deus está em mais alta estima do que qualquer posse ou qualquer membro de sua família .

AS CALAMIDADES DE JÓ

Em seguida, vêm as calamidades. Jó perde toda a sua riqueza e seus filhos. Que diabos está acontecendo? A resposta é que algo de imensa importância celestial está acontecendo. Deus está no processo de

demonstração para as hostes celestiais (e quaisquer outros que têm olhos para ver) que ele próprio é o mais importante no coração de Jó. A reverência de Jó não é mercenária, como se o próprio Deus não fosse de valor.

O TEMOR DE JÓ

Não, a reverência de Jó é baseada no valor de Deus por quem Deus é em si mesmo. A revelação desta verdade é tão importante que Deus está disposto a submeter o seu servo ao sofrimento e à pobreza, a fim de torná-la conhecida. Os versículos 20-21 registram a vitória. “Então Jó

se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o

tomou: bendito seja o nome do SENHOR. ” Satanás provou estar errado. Jó não amaldiçoou a Deus quando ele perdeu sua riqueza e seus filhos. Ele adorou e ele louvou a Deus. E assim o valor superior de Deus tornou-se evidente para todos. E o propósito de Deus na criação de Jó foi cumprido, a revelação do valor de Deus.

A vitória de Jó

Mas, quando a saúde de Jó começa a falhar, isso prova ser demais para sua esposa. Ela tinha sofrido com ele a perda de seus filhos e de suas riqueza. Mas agora com a vida de seu marido se esvaindo deixando-a totalmente desamparada, a sua fé desmorona. Verso 9: “Então sua mulher lhe disse: “Ainda reténs a tua integridade? Amaldiçoa

a Deus, e morre.” Isso deve ter criado um sorriso esperançoso no rosto de Satanás. Mas depois vem a vitória esmagadora da fé de Jó. No versículo 10, “Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu;

receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Confortos e calamidades vêm das mãos de Deus. Essa confiança sólida, na soberania de Deus, Jó não abriu mão e nem devemos nós abrir mão! Imagine Satanás no céu rodeado por 10.000 anjos aguardando a resposta de Jó. Então Jó responde,

e, sem saber, 20 mil braços são levantados e 10.000 vozes poderosas gritam, “Digno é o Senhor Deus de Jó!” E o que Satanás faz? Ele foge da presença do louvor de Deus. Você já se perguntou o que Pedro quis dizer quando disse (em 1 Pedro 5:8), “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,

buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” ? Ele quer dizer que quando você sofre, o caminho para resistir a

Satanás é ser como Jó e manter a confiança na bondade livre e soberana de Deus, não para amaldiçoá-lo, mas para reverenciá-lo. Quando você assim o fizer, todo o céu grita a vitória e Satanás é derrotado. “Que aqueles que sofrem segundo a vontade de

Deus, fazer o certo em confiar suas almas ao fiel Criador” (1 Pedro 4:19). Agora vamos voltar e tirar do texto quatro verdades teológicas e três implicações pessoais.

SATANÁS QUERIA DESTRUÍ JÓ

1. O objetivo de Satanás é destruir a nossa alegria em Deus. Ele usa duas armas: a dor e o prazer. Ele usa a dor para nos fazer sentir que Deus é impotente ou hostil. Ele usa o prazer para nos fazer sentir que

Deus é supérfluo. Ele falhou ao tentar afastar Jó de Deus nos dias de seu prazer e prosperidade. Então, ele ataca a alegria de Jó centrada em Deus através da dor.

SATANÁS FALHOU EM DESTRUÍ JÓ

Ele falha novamente. Mas não há dúvida do que Satanás procura nossa vida: seu objetivo é destruir a nossa alegria em Deus e substituir o tesouro de Deus com os tesouros terrenos de riqueza, família e saúde.

. Deus tem como objetivo ampliar o seu valor na vida de seu povo. O grande objetivo de Deus na criação e redenção é preservar e mostrar o infinito valor da sua glória. A maneira como ele faz isso é através do resgate de um povo que o ama

  • Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

e se uni a ele e o adore acima de todos os tesouros e prazeres terrenos. O espelho que ele escolheu para a refletir seu valor é a alegria indestrutível de seu povo. Eles não vão trocá-lo por nada que este mundo pode oferecer. 3. Deus concede a Satanás poder limitado para causar dor. Em 1:12 Deus diz a Satanás: “Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão.” E em 2:06 Deus diz: “Eis que ele está em seu poder, apenas guarde sua vida.”

 

CONCLUSÃO

Assim, o livro se encerra com o orgulho na vida de Jó sendo retirado pelo crivo do sofrimento, a má teologia de seus três amigos é corrigida e a sua tolice humilhada, a irmandade dos servos de Deus restaurada

e purificada, e a honra do nome de Deus vingada em relação as acusações de Satanás. Que o Senhor nos conceda a graça para aprender que seus caminhos podem não ser os nossos caminhos e os seus pensamentos podem não ser nossos pensamentos, mas

mesmo assim os caminhos de Deus são os mais sábios de todos, e estão cheios de misericórdia para todos aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. O resumo do livro, em Tiago 5:11,

está no correto: Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Tiago 5:11

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.