pastos verdejantes e águas tranquilas

pastos verdejantes e águas tranquilas

O Que Significam “Pastos Verdejantes” e “Águas Tranquilas”?

As vezes passamos por enormes atribulações em nossas vidas: um parente doente, períodos de incerteza com relação a empregos, brigas ou inseguranças em nossos relacionamentos íntimos… São inúmeros os fatores que fazem com que o que nós mais desejamos seja alguém que nos guie, que nos dê uma direção para decidir o que fazer.

Nesses momentos, percebemos como somos dependentes da vontade de Deus e de sua orientação em nossos caminhos. Seja para não cair em uma reação exagerada ou ficar excessivamente triste e não conseguir sair dessa situação, a vida pelos desígnios de Deus é muito importante.

Sobre a guia e orientação espiritual durante períodos incertos, temos o Salmo 23, versículo 2, onde diz que o Senhor: “Deitar-me em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas”.

Explicamos a seguir este versículo. Para melhor compreensão, o faremos por meio da seguinte divisão: em um tópico, falaremos sobre “Deitar-me faz em pastos verdejantes”. No segundo, sobre a segunda parte do versículo, “guia-me mansamente a águas tranquilas”.

Deitar-me faz em pastos verdejantes: versículo explicado

Hoje, nossa vida é muito pautada nas tecnologias e seu uso no dia a dia. Por conta da divisão social do trabalho decorrente de inúmeros fatores, dificilmente vemos a figura daquela pessoa que planta a sua própria comida, cria o seu gado para efetuar a sua

Na época em que os Salmos foram escritos por Davi, a vida era muito diferente da nossa atual: as suas realidades e vivências – tanto do rei quanto dos seus súditos – eram resumidas à vida no campo, com a criação de gado e plantação de alimentos para que o povo da região não passasse fome.

A língua decodifica a nossa realidade. Por isso, entendemos que a analogia que Davi tinha, na época, era a de sua vivência, com a presença de elementos do campo tais como com a criação de gado e pastoreio, por exemplo.

Por esse motivo, talvez a compreensão deste e outros versículos bíblicos possa ser um pouco complicado no começo para algumas pessoas.

Ao falar “Deitar-me faz em pastos verdejantes”, Davi compara-se a uma ovelha, que precisa ser guiada por seu pastor para chegar ao seu destino em paz e segurança.

qual o significado de pastos verdejantes?

As ovelhas são conhecidas por serem muito dependentes do seu pastor. São animais muito úteis ao uso humano: são utilizados para inúmeras utilidades, como na culinária (com sua carne, gordura e leite) e no vestuário, com a utilização de sua lã para a confecção de roupas.

Elas podem ser presas humanas ou de outros animais e é justamente por esse motivo que um rebanho de ovelhas pode ser bastante problemático de se lidar: existem diversas variáveis que o pastor deve considerar ao conduzi-las, como locais em que não existam seus predadores naturais ou mesmo ladrões de gado, por exemplo.

Além dos problemas de predadores ou ladrões, o pastor ainda precisa lidar com as disputas internas dentro do rebanho, como os atos de violência cometidos por uma ovelha contra a outra geralmente por disputas territoriais ou outros motivos biológicos, como na disputa pelas fêmeas.

Sem o pastor, as ovelhas ficam a mercê de todos esses perigos já mencionados; elas não têm direção, não sabem por onde devem seguir quando estão migrando – seja para fugir da fome e predadores ou qualquer outro motivo.

O seu pastor é aquele que sabe cuidar da ovelha, é aquele que conhece os caminhos por onde não há ou por onde há menos perigos, menos situações espinhosas ou outras situações em que possam gerar desconforto nas ovelhas.

E é justamente por saber cuidar e guiar as suas ovelhas, que o pastor sabe acalmar o rebanho para as guiar por meio de pastos verdejantes.

Os pastos verdejantes são aqueles em que havia a relva fresca que tinha crescido; a relva, por sua vez, é um terreno em que há ervas rasteiras crescendo, o local perfeito para o descanso de um rebanho de ovelhas.

Como descrito pelo salmista, tal terreno era tão favorável ao descanso de suas ovelhas que tinha um lugar para descansar, o que comer (no caso da relva) e um rio ou riacho cujas águaseram tranquilas e onde se poderia suprir as necessidades de hidratação do rebanho.

Suprir tais necessidades biológicas do rebanho faz com que os animais possam seguir o caminho fornecido pelo pastor sem muitas complicações: livres de perigo, fome e outras privações.

O conceito de suprir as necessidades de seu povo nos leva imediatamente a pensar na abundância do amor de Deus por nós. Esse amor se manifesta de várias maneiras, desde o seu auxílio em pequenas vitórias do dia a dia quanto na resolução de problemas os quais não tínhamos a mínima ideia da forma que resolveríamos.

Por esse motivo, é importante sempre darmos graças a Deus por seu infinito amor e sua bondade e compreensão enormes e incomparáveis. O Altíssimo nos faz vitoriosos e nos guia por todos os caminhos que precisamos passar para forjar as pessoas fortes que somos.

As águas tranquilas estão associadas aos pastos verdejantes?

Isso porque, para Davi, a escolha do local por meio do qual as ovelhas descansariam deveria levar em consideração, como vimos, a disponibilidade de recursos para uma melhor alocação das ovelhas durante o seu trajeto.

Sabemos que a água é nossa principal fonte de vida. Existem poucos seres que sobrevivem sem ela por muito tempo. No caso de nós humanos e dos animais os quais temos mais familiaridade – os animais domesticados – não há como sobreviver por muito tempo sem água.

E justamente por esse motivo, as águas tranquilas são importantes: alimentar e dar água aos animais, para suprir suas primeiras necessidades – as  biológicas – fará com que o seu pastor demonstre a suas ovelhas que sabe o melhor caminho, além do porquê de seguir os caminhos que o pastor mostra como corretos.

Essa última parte é importante que expliquemos. Muitas pessoas têm dificuldades em ver onde os desígnios de Deus, por meio da sua palavra, se aplicam na sua vida. Por esse motivo, fizemos um tópico para demonstrar por meio de quais sinais podemos ver a palavra de Deus aplicada em nossa vida.

É importante citar que o que trabalharemos são apenas alguns exemplos: a vontade de Deus se manifesta por diversas maneiras e não cabe a nós imaginar que somos “donos da verdade”, com a vaidade de pensarmos que somos os únicos que entendem como a palavra de Deus se aplica.

Nesse sentido, fique à vontade para estudar einterpretar a palavra. Vá além da interpretação de apenas um líder religioso e procure tirar as suas conclusões a respeito da sua vida e em como a palavra de Deus já agiu nela.

Onde ver o versículo aplicado em minha vida?

Como vimos, em muitas situações somos tais como as ovelhas: nos vemos em situações em que aparentemente não há soluções, como doenças em si ou na família, falta de motivação para trabalho e estudos, desemprego, entre outras.

Mas Deus age em nossa vida, nos guiando por meio de seus caminhos. As vezes, algumas pessoas podem não compreender totalmente os seus desígnios ou por meio de que instrumentos o Altíssimo fala conosco e nos mostra o caminho correto.

Nesse caso, basta olharmos para os nossos irmãos: aquele irmão que lhe dá bons conselhos na hora de uma necessidade, a mãe ou o irmão que lhe faz sentir acolhido quando está numa situação muito complicada em sua vida como numa separação ou o pastor que faz uma pregação falando de uma situação parecida com as suas podem ser considerados instrumentos do Senhor.

O importante nesses momentos é não nos desesperarmos. Por mais que o problema pareça não ter solução, que seja algo completamente fora das nossas expectativas ou que pensamos não poder resolver, é importante mantermos a calma e procurar soluções junto a Deus, o nosso pastor.

Muitas vezes, existem situações que não temos nenhuma ou quase nenhuma esperança de solução, seja porque entendemos que a solução é extremamente difícil ou seja porque realmente nãohá nada que possamos fazer a respeito.

Chega a ser incrível quando vemos que mesmo nessas situações Deus nos mostra uma forma, uma maneira as vezes totalmente inesperada para resolver o problema, de forma que entendemos quando o pastor ou os apóstolos nos dizem que Deus nos traz conforto.

É preciso entendermos que o caminho até os pastos verdejantes pode significar passar por outros caminhos intermediários, onde há essas provas das quais comentamos anteriormente, como as que acontecem quando temos esse sentimento de estarmos passando por dificuldades.

Talvez Deus permita essas dificuldades para que possamos aprender com elas ou para melhorar nosso caráter, mostrando os erros que estamos cometendo.

Não permita que uma vida muito agitada lhe afaste do Altíssimo. Pare um pouco e deixe que Ele o mostre o caminho, que o conduza aos pastos verdejantes para descansar a sua mente e o seu coração antes de prosseguir.

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.