coroa da vida

coroa da vida

A Coroa da Vida

A coroa da vida é um símbolo do Cristianismo que representa a vitória sobre a morte que os cristãos receberão por ocasião da vinda do Senhor Jesus. A palavra grega coroa é derivada de a palavra “rodear”, sendo usada pelos estudiosos bíblicos como referência as coroas de flores ou grinaldas de folhas que eram entregues aos vencedores das competições atléticas, o que nos ensina que o importante não era o valor da coroa, mas o reconhecimento da vitória.

No Novo Testamento a palavra ‘coroa” é aplicada a Jesus e a outros. “E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.” Ap 6:2. “E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouroAp 14:14.

Segundo a carta de Tiago 1:12“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. ” Essa coroa será uma recompensa para todos aqueles que suportam as provações terrenas.

Em apocalipse 2:10:”Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Essa coroa da vida citada na bíblia não é concedida pelos cristãos com base nos seus esforços humanos, mas com base na grandeza e no amor de Deus.

TentaçãoxProvação: Há diferenças?

Primeiramente, precisamos entender a diferença entre tentação e provação, pois, por mais que pareça que esses termos são sinônimos, inclusive, para alguns crentes, eles não se confundem. A tentação vem do diabo, e ele usa sua artimanha para fazê-lo perder a salvação através do pecado, trazendo para si a segunda morte. Um exemplo de tentação, é um homem que não sabe se continua casado ou se separa de sua mulher para ficar com outra que ele ache mais bonita, isso é tentação.

Já a provação, é permissão de Deus. A aprovação é para fazê-lo crescer, confiar no Senhor, aumentar sua fé e ter crescimento de santidade. Um exemplo disso, é o crente que passa por privações ao tentar pregar o evangelho de Cristo, isso é uma provação permitida por Deus.

1 Coríntios 3: 12: “E se alguém sobre um fundamento levantar um edifício de ouro, prata e pedras preciosas, madeira, feno e palha, a obra de cada um manifestará porque o dia a demonstrará. Pelo fogo será revelada e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se, a obra de alguém que edificou sobre ele permanecer, receberá o galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia pelo fogo.

A própria experiência do passar por provações pode ser pesada, prolongada e pesarosa, mas nesse versículo contemplamos os resultados eternos para o crente que manifesta a atitude de submissão e paciência ao suportar as dificuldades desta vida.

Quem são os bem-aventurados?

Na bíblia, a palavra “bem-aventurado”aparece ao menos trinta vezes nos evangelhos, aparecendo, porém, apenas duas vezes no livro de Tiago, em Tiago 1:25 e Tiago 1:12.Embora o significado dessa palavra seja de muita felicidade conforme o dicionário Aurélio, deve-se incorporar a ela, os conceitos de aprovação divina e realização, afim de se chegar mais perto do significado bíblico.

Pela bíblia, essa palavra não descreve uma forma de contentamento, mas sim uma declaração de Deus para com os cristãos. Certamente aquele que se pronuncia ser bem-aventurado merece ser felicitado visto que alcançou um alto padrão espiritual, dando prazer a Deus.

Ainda nesse contexto, a palavra “sofrer”aparece dezessete vezes no novo testamento, porém, apenas duas vezes em Tiago. Na versão bíblica atualizada é traduzida como, suportar com perseverança, manifestar sem murmurar. As pessoas bem-aventuradas citadas na Bíblia suportam com perseverança as provações de Deus e tentações do Diabo, gerando alegria e prazer no Senhor

As Coroas citadas na Bíblia

A Bíblia cita a coroa corruptível que ganhavam os vitoriosos nos antigos esportes, e a coroa incorruptível do cristão, sendo essa, a coroa que não se pode corromper como tudo que há neste mundo terreno.E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” 1 Co 9:25.

A coroa incorruptível é descrita posteriormente como ‘coroa de justiça’, ‘coroa da vida’, ‘coroa de glória’ em 2 Timóteo 4:8Tiago 1:121 Pedro 5:4 e Apocalipse 2:10.Coroa de Justiça (2 Timóteo 4:8): A coroa da justiça será entregue a todos aqueles que cumprem os propósitos de Deus, permanecendo firme na palavra e vivendo em função do Reino de Deus na terra.

Coroa de Glória (1 Pedro 5:4): A Coroa da Glória será entregue para todos aqueles que edificam a Igreja de Cristo na terra exercendo o seu chamado cumprindo os propósitos de Deus para sua vida! Coroa da vida, (Apocalipse2:10, Tiago 1:12): A coroa da vida será entregue para todos aqueles que foram colocados a prova e mesmo assim perseveraram durante as tribulações, estando no mundo, mas não se misturando com as coisas deste mundo.

Deus tem promessas de vida para aqueles que decidem negar-se a si mesmos e entregar seu coração para Ele! Jesus não nos disse que não teríamos provações, mas sim, que se perseverássemos, venceríamos o mundo!

De que material é feito a Coroa da Vida?

De acordo com o livro de Apocalipse 2:10, os crentes da cidade de Esmirna foram submetidos a grandes tribulações, tanto materiais e sociais, e, principalmente tribulações espirituais. Para esses crentes escutar a promessa de garantia da coroa da vida era reconfortante.Em Tiago 1:12 encontramos que a Coroa da Vida é para todos aqueles que amam a Deus, e o reconhecem como Pai e Senhor. Como podemos então demonstrar esse amor para Ele?

No livro de João encontramos essa resposta: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”. (1 João 5:3) O homem poderá conquistar a Coroa da Vida reconhecendo Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. O alvo do cristão é a vida eterna, sendo assim, precisamos caminhar em direção aquele que deverá ser o nosso objetivo na vida, guardando seus mandamentos.

Em Fl 3:14, vemos “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Jesus Cristo.Persevere e seja obediente na palavra de Deus, não se deixando dominar pelo pecado.

1Pe 1:3 a 6: ” Ele nos regenerou para uma esperança vida, por meio da ressureição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. ”

Deus tem uma promessa de vida eterna para os seus filhos que foram lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, Pois por meio de Jesus Cristo somos chamados a assumir a herança da santidade, vemos isso em: “Portanto, santos irmãos, participantes da vocação que vos destina a herança do céu, considerai o mensageiro e Pontífice da fé que professamos Jesus. ” Hb 3:1.

Podemos perder a coroa da vida?

A coroa da vida é uma promessa de Deus para seus filhos, porém, podemos sim perder a coroa, não por uma promessa não cumprida de Deus, mas pelas nossas atitudes. E existem versículos bíblicos que comprovam que a Coroa da vida pode ser perdida:

AP 3:11: “Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. “Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançados no inferno de fogo. “ Mateus 18.9.

“Cumpre-nos dominar os nossos desejos; do contrário, eles conspirarão contra nós. ”Gênesis 4.7. Sendo assim, para sermos arrebatados e receber a Coroa da vida e não passarmos pela segunda morte , precisamos reconhecer Jesus como Senhor e Salvador, guardar os seus mandamentos, caminhar em direção ao alvo e fugir da aparência do mal, não agindo apenas como servos, mas acima de tudo, como filhos.

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.