História do rei Davi

História do rei Davi

História do Rei Davi: Quem Foi Davi na Bíblia?

A história do rei Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada. Davi era o filho mais novo de Jessé, pertencia à tribo de Judá, e era também neto de rute com Boaz Ele nasceu em Belém, numa cidade que ficava aproximadamente 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Seu pai foi um rico e respeitado na cidade.Davi foi o segundo monarca rei de Israel, o homem chamador por Deus para liderar seu povo. A vida de Davi é contada no Antigo Testamento, nos livros de 1 e 2 Samuel, 1 Reis e 1 Crônicas.

vamos começa estudando a respeito da vida do rei Davi havia um personagem tão importante tanto no antigo quanto no novo testamento
no antigo testamento fica claro para nós, a sua importância afinal de contas
quando a monarquia foi de fato estabelecida em israel Davi foi o primeiro rei em proeminência sobre a nação de israel após o senhor ter destituído Saul como rei Davi então foi eleito no seu lugar por parte do senhor e ele se tornou um rei brilhante para a nação de israel

Davi foi ungido rei por Samuel

quero começar esse estudo com você em cima de um texto muito
importante que está no primeiro livro de Samuel capítulo 8 verso 4
o texto diz o seguinte por isso todas as autoridades de israel uniram se e
foram falar com o Samuel em hama e disseram lhe tu já é idoso os teus
filhos não anda nos teus caminhos escolhe agora um rei para que nos lidere
à semelhança das outras nações

olha que interessante com a leitura desse simples versículo perceber um pouco do contexto histórico em que a nação de israel se encontrava quando Deus após rejeitar Saul como rei da nação então trouxe Davi como seu sucessor,O profeta Samuel entrevistou os irmãos de Davi como possíveis candidatos ao trono. Inicialmente Davi não estava presente. Porém, quando nenhum dos outros filhos de Jessé atendeu as especificações divinas,

Davi foi chamado do campo onde cuidava do rebanho,Quando Davi se apresentou, Deus confirmou ao profeta Samuel que ele era o escolhido. Então Davi foi coroado e ungido rei na frente dos seus irmãos (1 Samuel 16:13). mais, o propósito da unção não foi comunicado publicamente naquela instante. A maioria dos teólogos entende que os que estavam presentes naquele momento entenderam que talvez Samuel estivesse ungindo um possível sucessor em seu ministério profético. Seria algo semelhante ao que fez o profeta élias ao ungir o Eliseu  como seu sucessor.

Davi vencer Golias

em primeiro Samuel capítulo 17 o e os filisteus se ajuntaram as suas
forças para a guerra e congregaram se em socó que está em Judá e acabaram se entre soco no termo de exame porém Saul e os homens de israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho e ordenaram a batalha contra os filisteus o e os filisteus estavam no monte de um lado e os israelitas estavam no monte do outro lado


então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro cujo nome era golias de gate que tinha de altura seis côvados e trazia na cabeça um capacete de bronze existia uma couraça de escamas e era o peso da couraça de 5.000 ciclos e bronze, oque trouxe um grande reconhecimento a Davi entre o povo de Israel foi ele enfrenta e mata o gigante  (1 Samuel 17). Davi tinha saído de casa para levar alimento para os irmãos que eram guerreiros,

🔴 Aprenda escatologia bíblica de uma vez por todas.📒Curso completo que vai te ensinar interpretar os principais acontecimentos escatológicos em ordem cronológica.CLIQUE AQUI

Já na batalha, Davi soube do desafio colocado por Golias ao exército de Israel. Ele tinha sugerido uma batalha um contra um o escolhido do lado vencedor determinaria o resultado da batalha.

Esse desafio já tinha quarenta dias, mas ninguém havia tinha sido escolhido para lutar contra Golias. Para os israelitas, lutar contra aquele gigante era suicídio. mesmo o rei entendia os grandes riscos. Por isto ele ofereceu grandes recompensas para quem tivesse coragem de lutar contra Golias. Além das recompensas, o rei Saul ofereceu a mão de sua filha em casamento.

Quando Davi se aceitou a batalha do gigante filisteu, ele ganhou a melhor amadura de proteção. ofereceram a Davi também Porém, ele não quis pois não conseguiu manejar a armadura. durante a lutar , Davi utilizou a pedra e uma funda como arma. O gigante caiu por terra foi derrotado, Davi cotou a cabeça dele a vitória foi do moço pastor de ovelhas ficou claro que o Senhor estava com ele.

Davi na casa de Saul

Não da para saber o tempo dos eventos que seguem a unção de Davi por Samuel, a vitória da batalha sobre Golias e sua atuação no castelo de Saul. O que sabemos é que Davi foi indicado como músico para ameniza a tristeza de Saul (1 Samuel 16:18).

Além de músico de Saul Davi também começou a ser o portador da armadura de Saul. Saul havia se afeiçoado a ele (1 Samuel 16:21-23). Após o Davi te derrotado o gigante, sua fama cresceu no meio o povo.

A amizade de Davi com o filho de Saul e a inveja de Saul

Foi depois da vitória sobre o gigante Golias que a grande amizade entre Davi e Jônatas filho de Saul nasceu. Essa grande amizade foi contada na bíblia. A amizade entre o príncipe de Israel e o pastor Davi um exemplo dessa, amizade,e sinceridade (1 Samuel 18:1-4).

Esse laço de amizade foi leal sobreviveu aos tempos de provação, e feita por Davi e Jônatas perdurou mesmo após a morte do filho de Saul, quando o rei Davi pediu para buscar o aleijado Mefibosete e lhe deu a herança da casa de Saul (2 Samuel 9:7-13).

Foi nesse tempo que a ira invejosa do rei Saul aumentou contra Davi. Ele tinha virado o favorito do povo (1 Samuel 18:5). O povo começou até a fazer músicas para Davi, engradecendo seus atos mais do que os feitos do rei

A fuga de Davi para o deserto

depois Davi fugiu de Saul, ele foi atrás de abrigo em Ramá, ao lado do profeta Samuel. mas O rei ainda continuou tentando capturá-lo, mas não teve exito (1 Samuel 19:18-24).Depois que saiu de Ramá, Davi foi até o templo de Nobe. Ali ele conseguiu alimento e muitas armas para sua viagem até Gate, uma das cidade dos filisteus.

Foi nesta cidade onde Davi recebeu um grande treinamento que o preparou como um grande guerreiro,Nesse época Davi começou a formar um exército. Ele uniu muitos homens considerados miseráveis, endividados e descontentes. Entre seus leais companheiros, muitos nem eram hebreus.

Davi como rei

de Davi como rei antes dele assumir o trono de Israel. Primeiro ele tornou-se rei da tribo de Judá em Hebrom (2 Samuel 2-4). Esse luga ficava aproximadamente 50 KM de Jerusalém, e passou a ser sua capital.

ele Como rei em Hebrom, fez grandes alianças estratégicas. Aos poucos ele iniciou a ganha as principais lideranças de Israel. Com isto, ele ganhou a confiança daqueles que apoiavam a casa de Saul. Davi ficou em Hebrom durante o período de sete anos e meio.

Davi como, rei de Israel

Davi se tornou rei sobre as doze tribos de Israel depois da morte de Isbosete, filho de Saul. Isbosete foi proclamado rei por poucos apoiadores de seu pai. Um deles foi o anterio capitão do rei Saul, Abner, que também depois foi morto. Davi teve o trono de Israel em Hebrom, porém dias depois foi para sua capital para Jerusalém (2 Samuel 3-5).

Desse jeito, o rei Davi se tornou o primeiro a governante de Israel como um império unificado. depois com a divisão que teve depois da sua morte seu filho o rei Salomão, a dinastia da casa de Davi durou aproximadamente 425 anos.

O pecado de Davi

Foi tempo de grande prosperidade em de Israel que Davi teve sua queda mais amarga, onde conspirou ele e adulterou com Bete-Seba matou seu esposo urias.

O rei Davi foi grandemente repreendido pelo profeta Natan, expondo um pecado que pareceu que ia fica encoberto. Davi casou-se com Bate-Seba, se arrependeu muito, Deus o perdoou ele, mas não deixou de castigá-lo o seu pecado (2 Samuel 12). Dessa união entre Bate-Seba e o rei Davi nasceu dele herdeiro do trono de Israel, o rei salomão

O tipo de caráter do rei Davi

Davi tava longe de ser um homem perfeito, ele era uma pessoa verdadeira, fiel aos seus amigos. Mas, Davi era atencioso à voz de Deus.O rei Davi era uma pessoa que tinha o coração voltado inclinado a Deus. Ele sabia de sua condição humana limitada diante um Deus Todo-Poderoso. Dessa forma, ele era verdadeiro em se arrepender e buscar a misericórdia divina.

O salmista Davi

O rei Davi também era escritor ele era “ salmista de Israel” (2 Samuel 23:1). no Antigo Testamento ele faz varias referências como ele foi um tipo de líder da adoração musical em Israel. Ele também foi um construtor de instrumentos musicais e um habilidoso compositor (Neemias 12:24-46; Amós 6:5).

O rei Davi no Novo Testamento

O rei Davi e descrito varias vezes no Antigo Testamento, mas também no Novo Testamento. a memoria mais importante sobre sua pessoa é como um ancestral segundo a carne da pessoa de Jesus (Romanos 1:3). Ele também e citado na genealogia  de Jesus nos Evangelhos.

todos, existem 58 referências ao rei Davi no Novo Testamento. Entre, está também o título para se dirigi a Jesus como “Filho de Davi”. o apóstolo João escreveu em apocalipse as palavras ditas pelo próprio Jesus: “Eu sou a raiz e a geração de Davi” (Apocalipse 22:16).

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.