como ensinar EBD

como ensinar EBD

COMO ENSINAR EBD

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas… clique aqui para saber mais….

INTRODUÇÃO –

.As atividades educacionais no cristianismo são antigas, mas sob o nome de
Escola Bíblica Dominical o movimento surgiu na Inglaterra com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo.Atualmente, esta atividade envolve os membros da congregação, em todas as faixas etárias e acontece em horário diverso ao serviço

religioso. No Brasil, a maioria das comunidades adota a Escola Dominical
matinal. A EBD é uma instituição cristã,dedicada à educação de crianças, de jovens e adultos. Ela é o principal meio de instrução na vida e doutrina cristã

E B D   U M  P O U C O  D A
H I S T Ó R I A

A história oficialmente começa quando Robert Raikes, num dia de domingo em outubro de 1780, verificou a presença de crianças que brigavam e xingavam,atrapalhando-lhe o trabalho. Coincidentemente, ele escrevia um pedido para que se reformasse o sistema carcerário.

Neste momento, ele
convocava a sociedade para que atentasse sobre a necessidade de recuperar os presidiários,a fim de dar-lhe novos rumos, reabilitando-lhes através de estudo ou cursos que lhes fosse útil ao saírem da prisão.

Deste modo, ele imaginou o que seria daqueles meninos que brincavam na rua naquele domingo.Certamente, seriam futuros presidiários. Logo, o correu-lhe a  ideia de socorrê-los antes de ire parar na prisão. A partir de então, nascia a Escola Dominical, que não lecionava apenas Ensino Religioso, mas alfabetização, Matemática e o Ensino da Língua.

E S C O L A B Í B L I C A
D O M I N I C A L
N O B R A S I L

Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. A primeira aula aconteceu
em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis. Havia apenas cinco crianças na aula, mas aquela pequena reunião serviu de semente para que hoje todo o país realize este encontro para o estudo sistemático da Palavra de Deus. 

ENSINO
APRENDIZAGEM

Se o ensino deve primar pela formação total do ser humano, a educação cristã deverá ser primorosa ao ponto de elevar o aluno da Escola Bíblica Dominical à posição de crente em Jesus e cidadão dos céus. Deus está no centro de todo processo educacional de seu povo, Israel, como em nenhuma outra nação.

Tal verdade é demonstrada através de seus mandamentos, juízos, das figuras simbólicas, das festividades e cerimônias. Neste contexto, até o calendário contribuía para como ensino dos estatutos divinos. Desta forma, o povo hebreu via a educação como um mandamento vindo diretamente de Deus.

O Antigo Testamento registra a pedagogia de Deus em relação a Israel.  O ensino era indispensável à vida de Israel. Possui um significado que ultrapassa o simples conceito de comunicação de um conjunto de conhecimentos.

A docência registrada no antigo Testamento significa o caminho pelo qual Deus conduz seu povo. São recordadas, a cada geração, as maravilhas que o Senhor tem feito, e cantada sua bênção para o povo. (Salmo 78).

O M I N I S T É R I O
D O  E N S I N O  N A
I G R E J A

O ministério da educação cristã está associado com o ensino da Palavra de Deus. Ensinar é uma das missões da igreja. É através da Escola Bíblica Dominical que a Igreja leva seu aluno a aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, promove o seu crescimento na fé e no conhecimento das Escrituras Sagradas e coloca em prática este conhecimento adquirido. Deste modo,

é necessário que o professor esteja devidamente preparado e treinado para o exercício deste ministério.É necessário que o professor da
Escola Dominical seja educação cristã. Deve buscar aperfeiçoar seu trabalho continuamente,resinificando seu trabalho e dando novas nuances ao processo ensino aprendizagem.

Favorecendo também o crescimento de seu aluno levando-o a pensar, refletir e crescer no conhecimento da verdade, para que de posse do conteúdo adquirido, busque o verdadeiro entendimento e respostas às suas indagações. Todo este trabalho da Escola Dominical deve passar por uma avaliação periódica.

Comparando os resultados adquiridos com os objetivos previstos. Só então, o professor irá verificar em que tem acertado e o que precisará ser melhorado para o sucesso deste processo. A escola Bíblica Dominical poderá ser melhorada continuamente com esta prática.

Se é ministério, seja
em ministrar; se é
ensinar, haja
dedicação ao ensino.
Romanos 12:7

A finalidade do processo de ensino é proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos. O trabalho do professor da EBD passa pelo modo como o aluno entende o assunto da aula ou não. A missão do professor não é apenas entrar na sala de aula e transmitir informações, ele tem precisa interagir,

tem que saber utilizar meios para chegar até o aluno Seus objetivos devem coincidir com os objetivos dos alunos, portanto, a metodologia para a aula pode ser encarada como a estratégia escolhida para fazer chegar até o aluno, o que ele precisa saber..

M E T O D O L O G I A S
P A R A  U M
E N S I N O   E F I C A Z

A prática pedagógica tem por objetivo a educação. envolve o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, o professor da Escola Bíblica Dominical deve manter seu interesse pela prática educativa,
visto que ela busca transformar seus alunos em todos os aspectos,

tanto físico, sócio cultural e espiritual. No Éden, em contato com o Senhor, Adão a prendeu a través do método de ensino da comunicação direta. Este foi, então, o primeiro método de ensino conhecido, visto que, o homem foi criado com inteligência,

porém, sem o conhecimento completo das coisas. O mesmo método foi utilizado também nos dias dos Patriarcas. Desde estes dias, o ensino familiar é observado e enfatizado. Nos dias de Moisés os métodos divinos para com o povo do deserto foram diversificados: atividades experimentais e presenciais. Houve também instituição de festas, surgimento de símbolos e a legislação foram recebidos das mãos do próprio Deus.

A M E T O D O L O G I A D E
J E S U S  N O  E N S I N O D E
S U A   É P O C A

Os Métodos de Ensino afetam os sentidos físicos, estes por sua vez,
encarregam-se de comunicar à alma, as informações do mundo exterior
Quais teriam sido os métodos de ensino utilizados por Jesus Cristo, ao espalhar sua mensagem pelo mundo? Uma leitura pelas páginas do Novo Testamento.

revelaria a riqueza de métodos utilizados para o ensino religioso de Jesus, o Mestre vindo dos céus. Método da leitura –“E, chegando  a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.” Lucas 4.16.

Método expositivo – Em alguns momentos, o fora utilizado para a divulgação de sua mensagem divina,conforme registrado em Mateus 5.1,2: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele.

Todos os dias, Jesus ensinava
no templo.Lucas 19.47

os seus discípulos; e abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo” Método de perguntas e respostas – Registrado em Marcos 13.2: “E, respondendo Jesus, disse lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.” Ou conforme escrito em Lucas 10.25, 26. “E eis que se levantou um certo doutor da lei,

tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?”. Método audiovisual – Utilizado para facilitar a compreensão de seus ouvintes a respeito das mensagens divinas.

Existe um número muito vasto deste tipo de metodologia na Bíblia Sagrada: “Olhai as aves do céu” Mateus 6.26; “Olhai os lírios do campo” Mateus 6.28; “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” João 15.1 

Método de tarefa ou  pesquisa de campo –

“Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o e dá-o por mim e ti” Mateus 17.27. Ou ainda conforme registrado em João 9.6,7: “Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”.

Método Narrativo

– No campo da narração a Bíblia Sagrada é riquíssima em material.
Jesus Cristo foi um verdadeiro contador de histórias. Além de toda a
metodologia aplicada pelo Mestre, o método da narrativa foi amplamente utilizado e registrado nos Evangelhos do Novo Testamento,

para uma simples leitura, apreciação ou análise mais profunda.. “Durante seu período como homem, Jesus deu muitos ensinamentos e contou muitas histórias. Grande parte delas foi através de parábolas” A narração está presente no texto sagrado dando-lhe os movimentos necessários.

Como diria Antonio Gilberto, “A história é qual janela aberta deixando a luz entrar”(GILBERTO, 1996). Entre histórias verdadeiras e fictícias, os textos se formam e ilustram o sermão de maneira didática. O Professor da Escola Bíblica Dominical pode e deve lançar mão destes recursos riquíssimos utilizados pelo Mestre.

A N E C E S S I D A D E  D O

C O N H E C I M E N T O
T E O L Ó G I C O   P A R A  O
P R O F E S S O R   D E
E S C O L A   B Í B L I C A
D O M I N I C A L

É do conhecimento de todos que esta Escola é Bíblica, portanto, o
professor tem uma tarefa que vai além do trabalho pedagógico,
trata-se de um trabalho teológico. Para tanto, é necessário que o
professor da Escola Bíblica Dominical tenha o mínimo conhecimento.

teológico e assegure tal conhecimento ao seu aluno que, de maneira
atenciosa, frequenta sua classe. Da mesma forma que o evangelista Felipe aproximou-se do eunuco para explicar o texto bíblico, o professor da Escola Bíblica Dominical também tem a missão de se aproximar do aluno

para explicar o texto lido retirando dele as verdades necessárias para sua jornada cristã. Você é o teólogo de sua classe! É com sua contribuição que as primeiras dúvidas serão sanadas.

C A D A  L I Ç Ã O  M E R E C E  S E U
E S T U D O   S I S T E M Á T I C O

Sua classe deve ter conhecimento a respeito das Sagradas Escrituras, da
salvação, da vida cristã, da volta de Jesus, dentre outros assuntos instigantes que permeiam a caminhada na fé. Esta verdade não serve para desestimular seu trabalho Esta informação serve para lembrar-lhe

de que sua tarefa vai além da classe dos domingos e atravessa sua semana, seus dias, no estudo ininterrupto das Sagradas Escrituras. Aprofunde seu conhecimento no estudo Bíblico e teológico. Sempre que possível, participe dos encontros promovidos ao longo do ano, reunindo professores

em várias partes do país, para estudos sistemáticos, trocas de experiência, plenárias painéis e oficinas,   Mantenha-se conectado com outros professores que lecionam a mesma faixa etária. Isto manterá você inteirado do que estão fazendo e, além de ajudar-lhe em sua prática, enriquecerá sua atuação na classe.

Reserve tempo para estudar a lição do próximo domingo. Não deixe para fazer uma leitura rápida em cima da hora. Estudando com antecedência você poderá organizar melhor sua aula, a metodologia aplicada, alguma dinâmica para fixação do conteúdo ou fazer a coleta de algum material que auxilie na aplicação da lição dominical.

Sem contar que, lendo com antecedência, você terá tempo suficiente para sanar suas próprias dúvidas, a fim de chegar na classe com segurança e firmeza no conteúdo da aula Em nossos dias, com o avanço da tecnologia e os muitos canais disponíveis na internet,

são muitas as opções de estudo à disposição do professor para incrementar sua aula. No entanto, antes de procurar seus canais favoritos à disposição no YOU TUBE, leia sua lição, confira os textos bíblicos sugeridos em cada lição para depois ouvir uma segunda ou terceira opinião sobre o assunto.

C L A S S E S   P A R A   T O D A   A FA M I L I A

As diferentes fases do desenvolvimento humano são resultado do desenvolvimento das funções psicológicas, também chamadas de capacidades. Estas capacidades são adquiridas ao longo da vida, quando cresce, o ser humano forma sua personalidade e demonstra características próprias da idade ao observar o mundo.

à sua volta e emitir opiniões. A Escola Bíblica Dominical ainda é uma agência de Educação Cristã voltada para as mais diversas fases da vida. Segue abaixo algumas sugestões de classes que poderão  existir em uma EBD:

Berçário,Crianças –compreendendo as idades entre 1 e 11 anos Adolescentes –compreendendo as idades entre 12 e 17 anos Jovens – dos 18 aos 21 anos Adultos Discipulado Casais Obreiros Terceira idade.

C L A S S E S   I N F A N T O 

J U V E N I S

São raros os pastores que se dedicam ao evangelismo e discipulado de
crianças. Muitas igrejas se transformaram em empresas religiosas mantidas por clientes potencialmente capazes de pagar a conta do negocio religioso. Porém, em se tratando de crianças, os papéis e invertem, visto que elas não trazem auxílio financeiro para a igreja,

pelo contrário, os cordeirinhos necessitam de cuidados especiais e adequados à sua idade o que exige investimento em diversos setores, tanto didático quanto estrutural para o templo Daí ser o trabalho com os cordeirinhos lagado ao esquecimento. Porém, o ensino do Senhor Jesus, foi de amor pelas crianças,

ou melhor, prioridade para com os “cordeiros” (João 21. 15). O futuro de uma geração é preservado quando suas crianças são cuidadas. É certo que Jesus veio para dar a vida eterna a todos os que pecaram (Romanos 6.23), porém, sabe-se que é na infância que o ser humano aceita o Evangelho com maior facilidade.

CONCLUSÃO

Q U A L   S E R Á   A  S U A   C L A S S E ?

Às vezes, o ensino para crianças é mais fácil porque elas geralmente são gentis e carinhosas, embora algumas se mostrem peraltas e irrequietas.
Todavia, a afetividade das classes infantis nem sempre está presente na classe dos adolescentes. Esta é uma turma mais propensa a questionar, sem aceitar ideias prontas, no entanto,

vale a pena acolher estas vidas em sua classe. O professor de adolescentes terá a oportunidade de levar sua classe a questionar e descobrir verdades eternas com o auxílio do Espírito Santo de tal maneira que, ficarão firmes sem se desviarem da fé. Jovens e adultos estão mais tranquilos quanto aos questionamentos,

porém são um grupo disposto  aprender e a estudar a Palavra de Deus. Suas vidas ficam entre o estudo, faculdade, emprego e família. Às vezes não se dispõe a fazer muitas atividades fora do momento da classe, mas têm uma fé que luta por sobreviver as intempéries da vida cotidiana. 

Vale pena falarmos ainda um pouco de uma classe de extrema importância. Trata-SE  da classe da terceira idade aonde. Várias são as nomenclatura sutilizadas para nomear esta fase da existência humana, mas, certa nenhuma delas conseguirá revelar a riqueza de uma classe formada por pessoas cujas histórias foram construídas com lutas e conquistas.

São vovôs e vovós que edificaram lares, criaram famílias e hoje colhem os frutos deste trabalho, tanto na área familiar quanto na área secular. Vidas ricas de experiências e sábios conselhos. Quão rica será esta classe. Seria este o seu ministério?

Eu sei como é difícil tentar montar um excelente estudo ou até mesmo uma boa pregação e não ter onde buscar as informações e também sei que não é fácil encontrar arquivos em PDF de qualidade com informações corretas

Eu já passei por isso – Querer montar um estudo diferenciado para ministrar na escola bíblica dominical ou até mesmo pregar a noite na igreja e não achar conteúdos de qualidade para me ajudar nesta tarefa.

Infelizmente, existem muitas informações na internet e nem todas são feitas por pessoas realmente comprometidas com a bíblia sagrada e com as verdades bíblicas, seja cultural ou linguística, isso acaba fazendo com que muitas pessoas preguem ou levem ensinos distorcidos para as igrejas.

quero acessa a Biblioteca

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.