a igreja de tiatira

a igreja de tiatira

A Igreja de Tiatira

Tiatira foi uma antiga cidade situada na Lídia, onde está atualmente a cidade turca de Akhisar ou Aquisar e é uma das sete igrejas citadas no livro de Apocalipse.

Contexto histórico

Nos dias atuais, Tiatira é uma rica cidade turca, chamada Akshisar ou Aquisar. Sendo que, no passado, foi um importante centro comercial da Ásia Menor, na fronteira entre a Lidia e a Missia e era famosa pelas suas trocas comerciais e pela sua farta produção têxtil.

E, podemos ver relatos sobre essas trocas comerciais, no livro Atos dos Apóstolos, 16:14, que diz que, uma das comerciantes de roupas da cidade, chamada Lídia, conduzia negócios em lugares distantes como Filipos. Tiatira tinha sido fundada por Celeuco, um dos quatro generais que sucederam a Alexandre o Grande, e, estava sediada entre os vales do rio Ermo e Caico, onde hoje se encontra fomentada por uma linha ferroviária.

Além disso, a importância de Tiatira se dava pela sua posição geográfica, pois, estava no caminho que unia Pergamo com Sardes, e, por esse caminho se transportava todo o acervo comercial que existia ne época entre a Europa e a Ásia. O início desse período, de 538d.C., marcou a promulgação do decreto de Justiniano, imperador da Roma oriental, que determinava que o bispo de Roma, o PapaVirgílio, deveria ser o cabeça da Santa Igreja.

E, o término desse período, se deu na data de 10 de fevereiro de 1798, ano em que Louis Berthier, general das forças revolucionarias francesas invadiu Roma, prendendo papa Pio VI. Nesse período, as forças revolucionaras francesas retiraram os poderes de Pio VI, e o levaram para o exilio, falecendo em 1799 na cidade de Valence, e, tendo seus restos mortais transferidos para Catedral de São Pedro em Roma, no dia 17 de fevereiro de 1802.

O conteúdo da carta da Igreja de Tiatira é o maior entre as sete igrejas,além de seu período histórico também ser o maior, compreendido entre 538 a 1798 d.C., com exatos 1260 anos, e o grande sinal presente nesse período, era o da submissão.

Mensagem a Tiatira

Carta de Tiatira em apocalipse descreve a seguinte mensagem Apo 2 18:19: “Ao anjo da igreja em tiatira escreve: Isto diz o filho de Deus, que tem os olhos como chama, e os pés semelhantes a latão reluzente, conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. ”

O senhor Jesus inicia sua apresentação nessa carta no versículo 18, trazendo três características sobre Ele: 1: Ele é o filho de Deus (nós sabemos que Ele é o próprio Deus); 2: Seus olhos são como chamas de fogo, e 3: Seus pés são semelhantes ao latão reluzente.

Então, em primeiro lugar, ele fala da sua natureza, de quem Ele é. Depois, ele dá a ideia de que é aquele que vê tudo, com seu olhar penetrante, capaz de ver todas as coisas. E em terceiro lugar, fala sobre olhos como de um latão reluzente, dando a ideia de pés fortes, prontos a esmagar seus inimigos.

Vemos nesse versículo que, não podemos esconder nada daquele cujo olhos são como chamas de fogo, e que conhecia a fé, perseverança e o ministério em Tiatira, assim como também conhece a nossa fé, nossa perseverança e nosso ministério, elementos indispensáveis para uma igreja viva.

É certo que, Jesus não tem uma mera opinião ao nosso respeito, mas, ele é o único que detém o diagnostico genuíno a respeito de nossas vidas, sondando nossos corações Jesus diz nessa mensagem a Igreja de Tiatira, que, sabe que eles não permaneceram inertes na fé, mas seguiram submissos aos seus ensinamentos, crescendo na prática de boas obras, comunhão com o Senhor, fé e amor, e nesse contexto, não perderam o seu primeiro amor, ao contrário de Éfeso.

É triste pensar, que, por ser tão comum a perda do primeiro amor, pensamos que a sua perda chega a ser até mesmo inevitável, mas, isso não é verdade, pelo menos em Tiatira, pois, ali havia sacrifico e contrição, submissão ao amor de Deus E, foi exatamente nesse período, que a igreja de Deus viu que grandes reformadores surgirem para combater as heresias presentes nessa fase da história do cristianismo, entre eles, estavam Martinho Lutero e Calvino.

O simbolismo de Jezabel

“Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério

com ela, se não se arrependerem das obras dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que. Eu sou aquele que esquadrinha os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. ” Apocalipse 2:20-23. Das quatro igrejas descritas no Apocalipse, apenas duas não receberam censuras da testemunha fiel e verdadeira, são elas: Esmirna e Filadélfia.

Quatro das igrejas, receberam elogios e censuras: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes, sendo que para Laudiceia, não há elogios, apenas censuras Indo mais adiante, as queixas sobre a igreja de Tiatira foram descritas em Apocalipse Cap. 2 20:22, sendo que, à medida que a descrição das igrejas prossegue, suas decadências morais e espirituais também são cada vez maiores.

Na cidade de Tiatira,além de possuir diversos cultos pagãos, e ser idolatra, tinha a característica de possuir uma grande quantidade de divindades pagãs femininas, e, nesse contexto o Senhor cita Jezabel, não como uma entidade pagã, mas fazendo uma referência direta a Jezabel do antigo testamento Então, a degradação da igreja se inicia em Éfeso, e tem seu apogeu na igreja de Laudiceia, sendo Jezabel considerada a mãe espiritual de todos que seguem doutrinas libertinas, anti bíblicas e pagãs.

Jezabel é o símbolo do apodrecimento moral e espiritual promovidos pelo império papal no período da Idade Média, baseada na história da Jezabel, filha de Etbaal, rei dos Sidônios, esposa de Acabe, mulher ímpia e profundamente promiscua Embora, Deus não aprovasse que algum israelita se casasse com algum pagão, esta ordem foi desobedecida pelo rei Acabe, trazendo ruína moral, espiritual e social ao reino de Israel.

Isso porque, Jezabel fez várias obras detestáveis aos olhos do Senhor, como a introdução da idolatria entre o povo de Deus o culto idólatra e, ainda perseguindo e condenando a morte os servos do Deus de Israel.

Jesus tentava ensinar a igreja de Tiatira, que a Jezabel que essa igreja tinha, sendo com esse nome ou não, estava fazendo com que esses irmãos seguissem aquela velha doutrina maligna, de que é possível servir a Deus e as práticas do pecado, trazendo essa mensagem como forma de alertar a igreja.

E, quando, aparece em apocalipse, o verso: “Tolera Jezabel”, é na verdade, uma referência as doutrinas criadas pelo império papal na Idade Média, para dizer que a Igreja de Tiatira estava sendo tolerante com essas práticas que não eram bem vistas aos olhos de Deus Isso também se aplica aos dias atuais, e nossa tolerância com o ensino do pecado e, a conciliação das coisas de Deus com as coisas do diabo, pois, elas não se conciliam. Não há outra forma de conhecer Cristo plenamente, que não seja pelas escrituras!

Promessas do Senhor

Depois de alertar os cristãos da igreja de Tiatira, Jesus traz palavras de encorajamento para aqueles que permanecerem fiéis, que podem ser vistas a partir do versículo 24 de Apocalipse Ele começa dizendo que, ainda existem alguns que, não se deixaram levar pelas falsas doutrinas, ensinamentos pagãos e carnais.

“Digo-vos, porém a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que. Eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhes darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos de oleiro, assim como eu recebi autoridade de Meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. ” Apocalipse 2:24-29.

Jesus faz uma advertência, para que retenhas o que tu tens, até que Ele venha, ou seja, guarde essa firmeza de propósito, não se deixando seduzir pelas falsas doutrinas, e falsas promessas, pois, a promessa do Senhor é sobre a necessidade da permanência.

Diante de Jesus, a neutralidade não é uma questão de escolha,porque, ou aceitamos Ele, ou O rejeitamos, devendo sempre permanecer na sua presença, com os olhos e ouvidos atentos para ouvir toda orientação que venha da voz de Deus.

“E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã.Apocalipse 2:27-28. Essa estrala da manhã, é o Senhor Jesus. Ele está dizendo que O teremos para sempre, se permanecermos fiéis aos seus ensinamentos, na sua presença, então persevere, e você terá como recompensa, Jesus!

avalie este estudo?

Clique nas estrelas

muito obrigado pela votação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comentarios

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.